Nos últimos 60 anos, a CIA tem conseguido manter uma reputação formidável, apesar da sua terrível folha de serviços, escondendo os erros em arquivos ultra-secretos. A sua missão era conhecer o mundo. Quando não o conseguiu, resolveu mudá-lo. Os falhanços da Agência deixaram-nos, segundo a expressão do presidente Eisenhower, «um legado de cinzas".
Agora, Tim Weiner, vencedor por duas vezes do prémio Pulitzer, e do National Book Award, oferece-nos a primeira história completa da CIA - onde tudo está registado. História da CIA - Um Legado de Cinzas baseia-se em mais de 50 000 documentos, centenas de entrevistas a veteranos, incluindo dez directores. Descreve a história da CIA desde a sua criação após a Segunda Guerra Mundial, as suas batalhas na Guerra Fria e na guerra contra o terrorismo, até ao seu quase colapso após o 11 de Setembro.
Por que razão onze presidentes e três gerações de agentes da CIA não conseguiram compreender o mundo, porque é que quase todos os seus directores deixaram a Agência ainda pior do que estava, e por que razão estes falhanços puseram profundamente em risco a segurança nacional dos EUA e do mundo. Estas são algumas das questões a que esta obra, há muito esperada, veio dar resposta. Um livro que foi esplendidamente recebido pela crítica americana e que permaneceu vários meses no top de livros mais vendidos do New York Times.
«Uma análise poderosíssima da arma secreta do Governo norte-americano. Fascinante e revelador, é, sem dúvida, o melhor livro alguma vez escrito sobre espionagem internacional.»
The Wall Street Journal
«O estilo epigramático, o travo pungente e cáustico de um excelente romance de espionagem.»
Chicago Tribune
«História da CIA - Um Legado de Cinzas resulta como jornalismo e como história, e é indispensável para todos os interessados em compreender o mundo em que vivemos.»
The Washington Post
Mais informação aqui: http://www.difel.pt/catalog/product_info.php?products_id=621
Sem comentários:
Enviar um comentário